Pular para o conteúdo principal

Casa Gaspar









Eu resolvi postar sobre essa casa simplesmente pelo fato de ter vivido ela por quase um mês e meio. No final eu estava praticamente respirando a casa gaspar! Então eu acho que ela merece um lugarzinho no meu blog!


Casa Gaspar-Alberto Campo Baeza

Ano do projeto- 1990
Ano da construção- 1992
Localização: Zahora, Barbate, Cádiz, Andaluzia, Espanha
Lote:18x18m , terreno plano.
Estrutura:muros de suporte de ladrilho
Acabamento: reboco exterior e interior pintado a branco


A Casa Gaspar, de Alberto Campo Baeza, está localizada em Cádiz, na costa sul da Espanha,onde o clima é ameno o ano todo,com mínimas de 10 graus no inverno e máximas de 28 no verão. A Casa foi contruida em 1992 e é uma casa de verão.

Baeza da muito valor a luz na arquitetura,diz que a luz é seu principal material de trabalho.Isso é muito bem representado nesse projeto, onde as luzes e as sombras se alternam.

Localização/Forças do lugar: A casa Gaspar se encontra em uma area de baixa densidade demográfica, com áreas verdes adjacentes. A principal via de acesso é uma auto-estrada. No local há forte presença da natureza. É localizada no meio de um terreno de laranjal.

A casa: A casa Gaspar é uma ilustração perfeita do príncipio “mais com menos”. A casa apresenta uma idéia de “Hortus conclusus”, totalmente fechada para o exterior criando uma total independencia em relação ao entorno, ou seja, a casa funcionaria tanto na cidade quanto no campo. Essa exclusão se dá por meio de muros de 3,5m de altura e a falta de aberturas para o exterior, dando a clara intenção de completa privacidade. Os muros formam um recinto perfeitamente quadrado,de 18m x 18m, Nos pontos de interseção das paredes baixas com os muros altos abrem-se 4 vãos de 2x2m onde atraves desses expande-se o plano horizontal do chão de pedra que consegue uma eficaz continuidade com o exterior interior. A luz nessa casa é horizontal e contínua, refletida nas paredes dos dois patios orientados a Leste-Oeste. A cor branca presente em todas as paredes da casa colabora para a existencia de claridade no interior da casa e a continuidade da arquitetura. Assim, há um jogo de luz e sombra na obra, dando a impressão de que a construção se mistura com a natureza(se camufla com o céu, pela sombra, e com agua, pelo reflexo). A cor branca, como tem a maior capacidade de reflexão, permite uma maior iluminação natural ao interior da casa, já que não há iluminaçao direta e janelas.Esse uso da luz, presente na Casa Gaspar, é uma assinatura de Campo Baeza. É bem percebida em muitas outras obras, como na Casa Turégano e na Casa Guerrero. O mesmo acontece em outras contrucões ibéricas, como no palacio de Alhambras e dos Leos, de origem árabe, na região de Granada, nos quais a água tbm eh incorporada na arquitetura.

A Casa Gaspar em três partes principais, onde é coberta apenas a parte central, e subdividida em 9.
A parte central é um pouco mais alta com 4,5 m e é onde esta localizada a sala de estar e as dependencias íntimas, em suas extremidades norte e sul. As outras partes são os pátios: os dois principais, na entrada e nos fundos da construção principal, e quatro íntimos, nos cantos da área. Os pátios internos, além de selecionar o fluxo de pessoas que entram e saem da casa, tem um simbolismo espiritual. Esse simbolismo, herança da influencia árabe, seria a representação do Paraíso na Terra.

A questão da simetria também é bem relevante na casa: em um eixo, a casa é dividida em partes iguais A/A/A, e em um eixo perpendicular, segue a proporção de B/2B/B. Essa configuração faz com que a casa seja duplamente simétrica, e com a colocação simétrica de 4 limoeiros essa simetria se torna mais explicita.Nesse projeto há uma clara intenção de vontade de privacidade absoluta.

Comentários

  1. agora bota em varias liguas, caso alguem que soh leia mandarim queira ler!!! iuhiuahiuahu

    ResponderExcluir
  2. Barraco da hora, manu!

    ResponderExcluir
  3. Ah, então é isso que vocês fazem na PUC no intervalo das choppadas!

    ResponderExcluir
  4. Só falta alguém do periodo que vem achar o nosso texto aqui no seu blog e usar na apresentação!! Juro que maato!!

    ResponderExcluir
  5. Tia me arranja 2 real pra mim cume um pão ali nu outro blog?

    ResponderExcluir
  6. gostaria dos creditos do trabalho por favor!

    xokito

    ResponderExcluir
  7. acho que deveria ter associado a casa Gaspar como uma casa-pátio, reflexo da cultura mediterrânea, onde a casa se fecha no seu interior e os pátios são elementos unificadores do espaço, acho que faltou este aspecto em relação a esta casa!!! o pátio tem uma importância muito grande.

    ResponderExcluir
  8. HOW YOU DOING, IM FROM ECUADOR IT IS VER Y IN PRESIVE ABOUT THE HOUSE HOW DID YOU BUILT IT ? IM SEEKING GRAPHICS AND IF IT IS POSSIBLE I NEED THE GASPAR HOUSE´S PLAN, HOPE YOU CAN HELP ME OUT DO YOU HAVE EMAIL?.SORRY FOR WRITING YOU IN ENSGLISH I ONLY SPEAK SPANISH.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mude

Bom, eu não sei bem por onde começar, por qual coisa me deixa chateada nesse país. Talvez pelo simples fato dos governantes estarem cagando para o povo, de não prestarem atenção no real problema do pais e só se importarem com a própria poupança (nos dois sentidos). Pois é,na verdade eu não acho que eles estejam realmente cagando. Não, eles ligam sim, é periódico, tipo de 4 em 4 anos. A época de eleições é justamente a época em que nos sentimos "acolhidos" pelos gorvenantes e as promessas de que aquele buraco que tanto inferneza a minha vida e a dos vizinhos vai ser tapado, de que finalmente vo parar de colocar os móveis para cima da mesa porque vem uma chuva tremenda e aquela água toda não virá para a minha casa, que finalmente vou poder ter direito a um banho decente e a usar o banheiro porque o saneamento básico chegou no meu bairro.Mas infelizmente essa esperança dura apenas 2 meses depois do candidato eleito e que fez todas aquelas promessas assume a posse. É, é duro essa...
Aiaiaiai, não sei muito bem sobre o que escrever. Queria escrever sobre a minha indignação com os acontecimentos no Rio. Sobre os que se foram e a saudade que vão deixar. Queria escrever sobre ídolos e mortes inesperadas e como eles vão fazer falta.É, acho que sobre a indignação eu posso escrever mais tarde, é melhor falar de saudade do que de safadeza. Bom,ficou meio óbvio que eu vou falar do Michael Jackson, mas infelizmente ele não foi o único a nos deixar no dia 25/06. É com muita tristeza que eu digo que o sogro da minha irmã também se foi esse dia. Ele era uma pessoa maravilhosa, sempre gentil e simpático, daqueles que fazia questão de que todos estivessem bem mesmo que ele não estivesse. Mas não vou lamentar totalmente a morte dele,pois sei que o seu Zé está feliz onde está, que não está sofrendo,e, principalmente, sei que ele está sorrindo por reencontrar seu grande amor . Agora é a vez de falar do Grande ídolo, o Rei do pop. Bom, embora não tenha muita idade, cresc...