Pular para o conteúdo principal

Complexo de Peter Pan


Enquanto eu voltava para casa eu me deparei com um cena um tanto quanto saudosa. Duas crianças estavam brincando de simplesmente imaginar, não posso dizer que tipo de brincadeira era essa, onde eles estavam ou qual era o objetivo da brincadeira(se é que tinha um objetivo),mas eu sabia que era de imaginar simplesmente porque um dos dois garotos estava berrando por ajuda falando que estava preso em alguma espécie de jaula onde na realidade havia um banco de jardim e um grande espaço livre. Quando eu vi a cena me veio a inspiração, "oba tenho uma coisa sobre o que falar no blog". Mas com alguns acontecimentos a inspiração que era simplesmente para falar da saudade de ser criança mudou para algo maior: o medo de crescer. Há diversos motivos para ter medo de, digamos, amadurecer.Primeiro de todos é, obviamente,envelhecer. Quem nunca pensou na velhice e em como seremos daqui a 40, 50 anos,se seremos felizes ou nao, se estaremos rodeados de netos,se estaremos igual a nossa avó, com a mesma saúde? ou se iremos acabar como nosso avô,com cancêr de pulmão pois exagerou no cigarro? Mas envelhecer não é o problema e sim um processo natural de cada ser. O problema é o fato de nos depararmos com a vida adulta tão derrenpente, de percebermos que a infância e adolescencia ficou para trás de uma forma muito rápida e simplória. E o pior é perceber que nao aproveitamos a vida do modo que queríamos ter aproveitado, por não querer pensar em deixar de ser a menininha do papai e da mamãe e não querer confrontá-los por qualquer motivo, mesmo que esses a impeça de crescer e viver a sua própria vida (com moderação, ou nãoo), de aproveitar a sua juventude com suas amigas,entre inumeras outras coisas, profissionais ou não. Ou então simplesmente por medo de sair da zona de conforto que nossos pais criaram, com mimos, brinquedos e tanta outras coisas, e ser sair dessa zona alguma vez você acaba perdendo-a. Não to dizendo aqui que é para se bater o pé e dizer que vai fazer porque você quer e a vida é sua e ninguem tem a ver com ela. Não. To dizendo que é para tentar viver e aproveitar o máximo a juventude ou qualquer fase de sua vida simplesmente porque ela não volta mais. E que ninguem pode ser criança para sempre, ninguem pode ser o Peter Pan, por mais que queiramos isso é impossivel.

Comentários

  1. Achei legal seu ponto de vista e gostaria de acrescentar. Vejo sim, em muitas pessoas o citado complexo de peter pan, todos sabemos que existem crianças entre nós e elas vão "embora" com o amadurecimento. Acredito que esse amadurecimento acontece quando entramos em contato com nossos medos e conseguimos vence-los. É gostoso superá-los e deixar as preocupações de lado para viver o presente.
    Marcelo Mattos

    ResponderExcluir
  2. sadudade do tempo em que nosso unico problema era se ia ou nao fazer sol no dia seguinte. amadurecer e senti saudade dos nosso pequenos grande problemas de antigamente.


    bom texto PARECERa

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Mude

Bom, eu não sei bem por onde começar, por qual coisa me deixa chateada nesse país. Talvez pelo simples fato dos governantes estarem cagando para o povo, de não prestarem atenção no real problema do pais e só se importarem com a própria poupança (nos dois sentidos). Pois é,na verdade eu não acho que eles estejam realmente cagando. Não, eles ligam sim, é periódico, tipo de 4 em 4 anos. A época de eleições é justamente a época em que nos sentimos "acolhidos" pelos gorvenantes e as promessas de que aquele buraco que tanto inferneza a minha vida e a dos vizinhos vai ser tapado, de que finalmente vo parar de colocar os móveis para cima da mesa porque vem uma chuva tremenda e aquela água toda não virá para a minha casa, que finalmente vou poder ter direito a um banho decente e a usar o banheiro porque o saneamento básico chegou no meu bairro.Mas infelizmente essa esperança dura apenas 2 meses depois do candidato eleito e que fez todas aquelas promessas assume a posse. É, é duro essa...
Aiaiaiai, não sei muito bem sobre o que escrever. Queria escrever sobre a minha indignação com os acontecimentos no Rio. Sobre os que se foram e a saudade que vão deixar. Queria escrever sobre ídolos e mortes inesperadas e como eles vão fazer falta.É, acho que sobre a indignação eu posso escrever mais tarde, é melhor falar de saudade do que de safadeza. Bom,ficou meio óbvio que eu vou falar do Michael Jackson, mas infelizmente ele não foi o único a nos deixar no dia 25/06. É com muita tristeza que eu digo que o sogro da minha irmã também se foi esse dia. Ele era uma pessoa maravilhosa, sempre gentil e simpático, daqueles que fazia questão de que todos estivessem bem mesmo que ele não estivesse. Mas não vou lamentar totalmente a morte dele,pois sei que o seu Zé está feliz onde está, que não está sofrendo,e, principalmente, sei que ele está sorrindo por reencontrar seu grande amor . Agora é a vez de falar do Grande ídolo, o Rei do pop. Bom, embora não tenha muita idade, cresc...